Publicado em: 10/08/2020

Marketing Digital é um conjunto de atividades online que uma empresa (ou pessoa) desempenha com o objetivo de atrair novos clientes, criar relacionamentos e desenvolver maior credibilidade da marca

A maioria das táticas são executadas através de SEO, Inbound Marketing, mídia paga e marketing de conteúdo. 

O conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas, é muito subjetivo. 

Nós da Web Thomaz, agência especializada em marketing digital em Cascavel, criamos esse conteúdo completo para que você entenda exatamente o que é, seus principais benefícios, as estratégias utilizadas e como a sua empresa se encaixa e pode tirar proveito do marketing digital. 


O que é marketing digital?

Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. 

Com o aumento de usuários na Internet e na forma como a comunicação está, o marketing digital fez as empresas repensarem a forma de como alcançar seus consumidores e vender seus produtos. 

Usando canais digitais – como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros -, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes.

O marketing digital possui os melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir. 

Devido as diversas estratégias de marketing digital, hoje, o e-commerce é uma das maiores categorias de comércio.


História do Marketing Digital 

O conceito de marketing digital já existe há bastante tempo. 

Nos anos de 90, chegamos no período de Web 1.0, quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis. 

Foi nessa época que surgiu o Google, e foi aí que nasceu o que conhecemos de marketing digital. 

Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a Internet possuía apenas 130 sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o marketing digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram cera de 17 milhões de sites no ar. 

A rede foi evoluindo e as tecnologias foram se sofisticando sem que percebêssemos. 

E a cada dia, o marketing digital ganha mais importância nas empresas, isso porque é uma modalidade popular e acessível. Ele pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa, independente do seu tamanho ou verba para investimento.


Conceitos-chave de Marketing Digital 

O marketing digital tem suas especificações, vamos explicar cada um desses principais conceitos.


PERSONA

A persona no marketing digital é um personagem fictício que representa o cliente ideal de uma empresa e é baseado em dados de clientes reais (como: comportamento, dados demográficos, problemas e objetivos). 

O objetivo é criar um perfil que resuma as principais características dos clientes para que a empresa consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas. 


LEAD 

Leads são pessoas que demonstram interesse em adquirir o seu produto ou serviço, por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contato. O lead é um potencial cliente. 


FUNIL DE VENDAS 

O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato até a concretização da venda. 

Resumindo, o funil de vendas, é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra.


CRM 

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), é um software que gerencia a relação com o cliente visando a satisfação e fidelização do cliente a partir da automatização e organização dos processos, ajudando a reduzir custos e aumentar os lucros da empresa. 

Em resumo, a função do CRM é a melhorar a relação entre a empresa e o cliente


LANDING PAGE

Landind page são páginas com foco principal em conversão

São página com poucos elementos e focadas em que os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads. 

Criação de páginas de vendas (landing page)


SEO 

SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas de otimização de sites que visam alcançar bom rankings orgânicos (sem pagar), gerando tráfego e autoridade para um site. 


CTA 

Os CTAs (Calls to Action) é uma chamada – visual ou textual – que leve o visitante de uma página a realizar alguma ação. 

O CTA é uma ferramenta primordial para promover ofertas de Marketing Digital e gerar leads.




Vantagens do Marketing Digital 

O marketing digital cresce a cada dia, ele veio para, de certa forma, ampliar e facilitar as vantagens que o marketing tradicional já possuía. 

O marketing digital trouxe inúmeras vantagens, seja para as empresas – micro, pequenas, médias e grandes. 


VELOCIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO 

O marketing digital pode gerar resultados rapidamente, mais assertivos e com um retorno muito maior. 

É preciso muito planejamento e organização para que a implementação do marketing digital de resultados imediatamente. 

Você que irá determinar a velocidade de implementação de um serviço de marketing digital. Ele pode ser implementado de forma bastante veloz, podendo gerar resultados rapidamente. 

Mas lembre-se, você precisa estar muito bem preparado para rodar o básico de modo correto e eficiente. 

A Web Thomaz tem um serviço qualificado e que gera resultados de Marketing Digital em Cascavel. 


CUSTO 

Comparado ao marketing tradicional, o marketing digital é mais barato e pode trazer um retorno de investimento (ROI) imenso e fornecer resultados mais precisos. 

Talvez essa seja a vantagem que mais chama atenção do empresário que quer começar a investir em marketing digital. 

Mas é preciso ter em mente, que marketing digital precisa ser realizado por profissionais que sabem o que estão fazendo. 

Por exemplo, existe muito conhecimento e trabalho envolvido em um “simples” anúncio no Google. 

O importante é você pagar por resultados. 

Um profissional de marketing irá entregar um serviço eficiente e que alcance objetivos propostos. 

Confira nosso serviço de Marketing Digital 


ANÁLISE DE DADOS 

A obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental no marketing digital para se ter uma melhoria contínua da estratégia implementada.  

E podem ser obtidos facilmente em uma campanha de marketing digital.

Hoje, absolutamente tudo precisa ter o seu retorno comprovado. Métrica como o ROI (Retorno Sobre Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) podem ser analisados em tempo real. 

Com isso, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. Mas, a coleta, análise e uso desses dados ainda é um dos pontos mais complexos dentro do marketing digital. 

Análise de Resultados


MAIS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS 

Além de tudo isso, a aproximação entre empresa e clientes aumentou muito. Hoje, pequenas empresas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo. 

Até os consumidores ganham, eles têm a oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para empresas que podem criar um bom posicionamento online, atraindo mais clientes e aumentando suas oportunidades de venda.




Estratégias de marketing digital 

Existe uma infinidade de maneiras de aplicar uma estratégia de marketing digital

O segredo está no método que será aplicado na sua empresa. Para alcançar os objetivos de marketing, é preciso encontrar meios para chegar até eles. 

Mas na Internet tem possibilidades infinitas, qual a decisão certa a ser tomada?

Abaixo o que há mais de atual no mundo em termos de estratégias de marketing digital. Confira.


SEO – OTIMIZAÇÃO DOS MECANISMOS DE BUSCA

Ser encontrado em mecanismos de busca, como o Google, é essencial, certo? E para isso, no marketing digital tem um conceito específico para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios. 

É o que chamamos de SEO (Search Engine Optimization) que consiste em um conjunto de práticas e técnicas que auxiliam a melhorar o posicionamento de um site em buscados como o Google

Os 5 primeiros resultados no Google ganham 67% de todos os cliques, veja a importância do SEO. 

Confira mais sobre nosso serviço de SEO


INBOUND MARKETING 

O inbound marketing tem como objetivo criar um relacionamento com o cliente. A venda seria uma consequência disso. 

O inbound marketing busca entender a necessidade do cliente, oferecendo soluções e forma de facilitar sua vida, seja com o seu produto ou serviço, ou não. 

Atualmente, a principal maneira de fazer as pessoas chegarem até você é criando conteúdo, ou seja, oferecendo informações relevantes, que solucionam problemas reais e são de amplo acesso. 

Essa estratégia damos o nome de marketing de conteúdo, que abordaremos a seguir. 


MARKETING DE CONTEÚDO 

O marketing de conteúdo é o processo de publicar materiais e informações relevantes e valiosos, a fim de atrair e converter uma audiência. 

Tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra para oferecer melhores soluções. 

Conteúdos bem feitos podem aumentar os acessos do seu site, além de trazer benefícios como reconhecimento de marca, criação de autoridade e educação do mercado.   

Você precisa espalhar esse conteúdo para os usuários e para isso, existe alguns métodos considerados padrões, como blog, site institucional e os perfil em redes sociais. 

Produção de marketing de conteúdo

MARKETING DE MÍDIAS SOCIAIS 

As redes sociais apoiam todos os esforços e estratégias do marketing digital. 

Uma das maneiras mais promissoras de promover conteúdo é a através das redes sociais. 

É importante ter cada ferramenta em seu devido lugar, servindo para seu devido propósito, para que a estratégia de marketing digital funcione. 


PPC – Pay-per-click 

PPC é uma forma de marketing digital onde você paga cada vez que seu anúncio é clicado

Com a publicidade paga você tem a oportunidade de alcançar parte do seu público-alvo que estava até então um pouco distante. 

As principais ferramentas hoje de mídia pagas são o Facebook Ads e o Google Ads, excelentes ferramentas para quem busca alcançar novas pessoas e gerar resultados importantes. 


E-MAIL MARKETING 

O e-mail ainda é uma tática eficaz para profissionais de marketing. 

Como todas outras ferramentas de marketing, é necessário trabalhar o e-mail marketing juntamente com outros canais, para gerar mais leads, e consequentemente, mais vendas. 


OUTRAS ESTRATÉGIAS DE MARKETIGN  DIGITAL 

    Podcasts e posts em áudio 

    Ferramentas e apps

    Notificações via Push 

    Chatbots




Confira com a Web Thomaz, agência especializada em marketing digital em Cascavel, quais são as melhores estratégias para sua empresa.


Plano de Marketing Digital 

Como já vimos uma boa estratégia de marketing digital deve ser capaz de gerar conversões e uma visibilidade incrível para sua marca. 

E lembre-se isso não acontece da noite para o dia e precisa de um planejamento muito bem estruturado para ser bem-sucedido. 

Existe alguns passos que comprovadamente ajudam na elaboração de um plano de marketing digital. 


1. Definição dos objetivos 

Você precisa deixar claro qual é o seu objetivo de sua empresa. 

A ideia aqui é entender de que maneira o plano de marketing pode ajuda-lo a atingir esse seu objetivo. 


2. Criação de Indicadores-chave de Perfomance (KPIs)

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho para medir o nível de sucesso das empresas. 

Eles são usados para avaliar se as estratégias adotadas pela empresa estão no caminho certo para atingir os objetivos. 

Sem esses indicadores, fica difícil identificar quais pontos merecem melhorias ou uma atenção especial. 


3. Detalhamento da Persona 

Essa etapa é essencial para que você consiga direcionar seus esforços no público certo. 

Por isso, defina sua persona desde as suas características mais particulares, como interesses, hábitos e hobbies.


Métricas de Marketing Digital 

Uma das vantagens do marketing digital é ser mensurável. As métricas são essenciais para você medir a performance dos seus esforços das campanhas de marketing digital. 

Principais métricas do marketing digital:


MÉTRICAS DE CONVERSÃO 

Avaliam a quantidade de cliques de determinados conteúdos ou anúncios, o número de conversões em si, além de indicar também os índices de rejeição.


MÉTRICAS DE RECEITA 

Revelam resultados como o custo de aquisição por clientes (CAC), receita mensal recorrente, retorno sobre investimento (ROI), custo por lead (CPL), entre outros. 




Agência de Marketing Digital 

Uma agência de marketing digital é uma empresa parceira que vai se preocupar em mostrar resultados

Ela trabalha com a elaboração de planos estratégicos para dar mais visibilidade às marcas no mundo digital, potencializando seus lucros. 

Conheça a Web Thomaz, agência de marketing digital em Cascavel, e veja como ela pode te ajudar nas campanhas de marketing digital



Como deu para perceber depois da leitura deste artigo, o marketing digital é uma estratégia bastante ampla, porém essencial nos dias de hoje. Portanto, você não pode deixar de investir nela!

São várias as estratégias de marketing digital, mas o importante é começar a testá-las e dar ênfase naquelas que geram mais retorno para seu negócio. 

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