Taxa de conversão no sucesso do seu e-commerce

Você já deve ter ouvido falar em taxa de conversão, certo? Se você está iniciando ou já administra uma loja online, é essencial compreender o que essa métrica significa e por que ela desempenha um papel fundamental no sucesso do seu negócio digital.


Vamos descomplicar essa métrica e entender por que ela é tão relevante para o seu empreendimento online.


Taxa de conversão no sucesso do seu e-commerce


O que é taxa de conversão?


A taxa de conversão é uma métrica que mede o sucesso de uma ação específica em seu site. Ela é calculada pela porcentagem entre o número de visitantes das suas páginas e o número de pessoas que realizaram a ação desejada, seja preenchendo um formulário, fazendo uma compra, ou qualquer outra ação que você deseja mensurar.


Mas o que exatamente valida uma conversão? 


Tudo depende do que você espera do seu visitante. Conversões podem ser diversas, desde preenchimento de formulários até a finalização de uma compra, cadastros para ganhar cupons de desconto, downloads de catálogo, entre outros. Você pode medir a taxa de conversão de qualquer coisa dentro do seu e-commerce.


Como calcular a taxa de conversão?


Para isso, é necessário acompanhar os números das suas ações de marketing, tudo o que você planejou para conquistar suas vendas. Essa análise de métricas é muito importante para você ter um parâmetro de como está sendo os desempenhos das suas estratégias.


Visitantes para leads: a primeira etapa é medir a taxa de conversão de visitantes em leads. Por exemplo, você pode querer calcular a taxa de conversão de uma landing page com oferta de um cupom de desconto. Nesse caso, a taxa de conversão é calculada considerando o número total de visitantes da página versus o número de visitantes que preencheram seus dados e utilizaram o cupom de desconto disponibilizado naquela lading page.


Leads para oportunidades: depois que sua empresa obtém os dados de contato de um consumidor, ele se torna um lead. Aqui, é necessário começar a trabalhar em ações para qualificar esse contato, fornecendo informações relevantes e despertando seu interesse nos produtos da sua loja virtual. Nessa etapa, você pode acompanhar as taxas de conversão em leads qualificados ou em oportunidades.


Oportunidades para clientes: finalmente, quando os consumidores se tornam oportunidades de negócio, você coloca em ação as estratégias comerciais para a venda acontecer. Aqui entra a negociação, o atendimento ao cliente, alguma dúvida que ele precisa tirar antes de concluir a compra. Essa é a etapa que todos os empreendedores querem (e devem) chegar.


Um cliente em potencial pode chegar direto na última etapa e de cara já finalizar a compra em sua loja online. Esse é um lead qualificado, que sabe qual o produto que procura, encontrou e está pronto para finalizar a compra.


Taxa de conversão no sucesso do seu e-commerce


É importante acompanhar a taxa de conversão do meu e-commerce?


Agora, você deve estar se perguntando por que se preocupar tanto com essa tal taxa de conversão. A resposta é simples: essa métrica é uma das mais importantes para quem investe no digital. Ela mostra o sucesso das campanhas e se os esforços estão trazendo os resultados desejados.


A taxa de conversão é uma das melhores maneiras de medir o desempenho de suas campanhas dentro do e-commerce. Quanto melhor for sua taxa de conversão, melhores serão os resultados e as estratégias que você está aplicando. Com o tempo, você vai otimizando todo esse processo, sabendo qual o caminho mais propício para seus clientes concluírem um pedido.




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Leia também: Esses módulos vão impulsionar as vendas da sua loja online


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