Qual a diferença entre loja virtual própria e marketplace?

As compras online se tornaram cada vez mais populares, por ser um meio prático e rápido de adquirir produtos e serviços. Com o crescimento dessa modalidade de compras, também surgiram vários canais de vendas, como o marketplace e as lojas virtuais. Mas qual seria a melhor vitrine para apresentar seus produtos e alcançar bons resultados em seu negócio online?


Embora as duas opções tenham suas vantagens, é muito importante entender as diferenças para escolher a melhor opção para o sucesso do seu e-commerce.




Loja virtual própria: uma experiência personalizada


Uma loja virtual própria é uma plataforma criada do zero, com todas as especificações que o seu negócio precisa, ou seja, você tem a capacidade de controle total sobre o design, layout, funcionalidades e recursos que seu cliente precisa dentro da sua loja online. Essa opção permite a criação de uma experiência personalizada de compra, alinhada com a identidade da marca. 




Vantagem 24h 


Uma loja online própria traz um catálogo de produtos que fica a disposição sem que seja preciso fechar as portas no final do expediente, onde a compra pode ser realizada a qualquer hora e de qualquer lugar, trazendo uma possibilidade de ganhos ainda maior. 


Contato


A comunicação com o cliente se torna próxima e prática com a loja online própria, pois traz a possibilidade de desenvolver várias estratégias dentro da plataforma para informar promoções, vantagens do produto, lançamentos e novidades. Lembrando: tudo isso do jeito que você quer, com a cara da sua empresa.


Flexibilidade


Você tem a capacidade de adaptar a sua loja online conforme as necessidades mudam, seja alterando recursos, ajustando design ou aprimorando o atendimento ao cliente. 


No entanto, é importante ressaltar que a loja online própria traz também alguns desafios, como o investimento


Por ser um gerenciamento totalmente independente, a loja própria precisa de um time dedicado e profissional para fazer com que tudo aconteça perfeitamente. Há também a opção de contratar o serviço terceirizado de empresas que realizam a criação da estrutura da loja online, pensando em todos os pequenos detalhes e na experiência do seu cliente, que é o caso da VOWT.


Marketplace: alcance amplo, mas competitivo


O marketplace é uma plataforma online onde várias empresas anunciam seus produtos ou serviços para venda. Nesse modelo não há exclusividade, você está dentro de um mercado, compartilhando espaço com outros vendedores.




Alcance de pessoas


Por estar em uma plataforma estabelecida e com uma reputação já criada, a busca pelo seu produto ou serviço é maior, pois você aproveita o tráfego e a base de clientes existentes. O marketplace funciona como um shopping center onde o cliente pode pesquisar preços melhores, compara-los e realizar suas compras.


Menos investimento inicial


Ao aderir ao marketplace, a empresa pode economizar em custos, pois a estrutura já está pronta, tendo apenas que incluir seus produtos ou serviços para venda. Os processos burocráticos para manter o site funcionando, são de responsabilidade do próprio marketplace.


Para quem busca o marketplace como uma opção de venda online, precisa saber que também existem pontos negativos, como as taxas. Existem taxas e comissões sob vendas realizadas, o que pode gerar custos altos e surpresas desagradáveis para sua empresa. 


Outro desafio que o marketplace traz é a falta de opção de personalização do seu site. Como a plataforma já tem nome e endereço, o foco do marketing acaba ficando mais no próprio marketplace. A sua marca fica em segundo plano.


Qual a melhor opção para meu negócio?


A escolha entre uma loja virtual própria e o uso de um marketplace dependerá das necessidades e objetivos do seu negócio. As duas opções trazem resultados, desde que você esteja disposto a assumir o que cada uma delas propõe.




Lembre-se de que, em alguns casos, é possível utilizar ambas as opções de forma complementar. Começar em um marketplace pode ser uma estratégia inteligente para testar o mercado e adquirir experiência antes de investir em uma loja virtual própria.


Analise cuidadosamente suas necessidades e recursos disponíveis antes de tomar uma decisão. Seja qual for a opção escolhida, a chave para o sucesso no comércio virtual é fornecer uma experiência de compra positiva e valiosa para os clientes.


Agora que você já sabe a diferença entre a loja virtual online e marketplace, a VOWT pode te ajudar a potencializar os resultados da sua marca e te guiar para um caminho de sucesso! Entre em contato para conhecer nossas soluções em loja virtual online.