Publicado em: 09/12/2020

Na busca de uma plataforma de e-commerce para sua loja virtual, hoje vamos te ajudar a escolher entre o OpenCart e o Magento.


OpenCart ou Magento: Visão Geral

As duas plataformas têm muito em comum:  código aberto (gratuitas para download), foram desenvolvidas em PHP, estão disponíveis em vários idiomas, possuem um grande número de usuários e suportam lojas de qualquer tamanho.


Magento

Conhecida por ser uma das ferramentas mais completas para E-Commerce, é também uma das mais antigas, tendo início em 2007. 

Ela fornece recursos tecnológicos e soluções avançadas para comércio eletrônico. Um dos destaques da Magento são as centenas de templates oferecidas para customização da loja virtual que possibilitam toques exclusivos conforme o projeto.

A Magento possui outras vantagens, como:

O fato de ser bastante completa;

Possui código aberto (open source);

Ter mais de 150 mil lojas virtuais que a utilizam como plataforma;

Movimenta cerca de US$50 bilhões em vendas anuais em todo o planeta;

Ocupa cerca de 34% do mercado de plataformas para instalação e-commerces no mundo.


Porém, por ter um código sofisticado, pode ser um pouco complexo de operar, sendo fácil para aqueles que possuem conhecimentos sólidos de programação.

Algumas desvantagens da plataforma Magento:

Extensões caras;

Muitos recursos inúteis para a maioria das lojas;

Curva de aprendizagem complexa;

Desempenho muito dependente de hospedagem.



OpenCart 

o OpenCart também possui uma boa quantidade de recursos e funcionalidades. Uma das vantagens do OpenCart são as extensões e temas gratuitos ou a um preço acessível. Ele também possui diversos sistemas para facilitar o gerenciamento da loja virtual como: sistema de busca de produto na loja, comparação de produtos para clientes, sistema de cupons de desconto ou frete grátis, sistema de vale presentes, entre outros.

Outras vantagens que o OpenCart oferece:

É uma plataforma bem estruturada;

Oferece uma interface amigável e intuitiva;

É eficaz para estratégias de SEO

Conta com várias formas de pagamento;

Está disponível em 17 idiomas e é totalmente gratuita (como a própria Magento).


Por outro lado, ela é mais nova no mundo dos negócios, o que exige muita pesquisa e cuidado para a o desenvolvimento de uma loja virtual.



OpenCart x Magento: plugins 

Os plugins são extensões cruciais do e-commerce, e, se você quiser essas funcionalidades na sua loja, é importante levar isso em conta.

As duas plataformas possuem uma biblioteca de extensões bastante extensa: basta procurar o que precisa nas lojas de extensões de cada plataforma. 



OpenCart x Magento: usabilidade 

Certamente, uma das maiores diferenças entre essas duas plataformas reside na simplicidade de gerenciamento. A plataforma Magento, como já citamos, é complexo para desenvolvimento, o que torna uma plataforma sem simplicidade para gerenciamento. E de fato, a curva de aprendizado para a plataforma é bastante íngreme e pode confundir o usuário médio. Ela requer um pouco de conhecimento técnico e de programação.

Assim, o OpenCart é consideravelmente mais fácil de usar e gerenciar. O sistema é direto e intuitivo e é possível colocar uma loja no ar após poucas horas de configuração. O OpenCart tem ferramentas intuitivas e diretas. 



OpenCart x Magento: SEO

Quando se trata de SEO, o OpenCart embora tenha URLs amigáveis, aplicar técnicas de SEO a essa plataforma é um pouco mais complexo do que deveria ser.

Apesar de haver várias extensões que podem ajudar, elas perdem pelas possibilidades que o Magento tem a oferecer. Por exemplo, otimizar títulos, imagens e URLs e os usuários do Magento também conectam facilmente suas lojas a um blog do WordPress.



OpenCart x Magento: preços

As duas plataformas são gratuitas, mas lembre-se que você terá que arcar com os custos de extensões.

O OpenCart pode representar menores gastos. Os temas da OpenCart também são quase duas vezes mais baratos que os do Magento, assim como as extensões, se necessárias.



OpenCart x Magento: suporte

Com qualquer uma das duas plataformas, você pode contar com assistência “24 x 7” (24 horas por sete dias da semana) na solução de todos os tipos de problemas. Guias de usuários, tutoriais e vídeos estão disponíveis gratuitamente.

Em todo caso, se você trabalha com Magento ou OpenCart, pode contar com suporte rápido e de qualidade.



OpenCart x Magento: customização

A plataforma Magento é mais completo para o comércio eletrônico graças aos seus mais de 350 recursos, enquanto o OpenCart tem apenas cerca de 100. Ambos suportam o gerenciamento de várias lojas, permitem categorias ilimitadas, produtos e relatórios de vendas. 

Não importa se você prefere OpenCart ou Magento, ambos possuem uma ampla gama de opções de personalizações.



OpenCart x Magento: segurança

A segurança é uma grande preocupação para quem tem uma loja virtual, pois é um item fundamental para o sucesso das suas vendas. Basta lembrar que os usuários precisam se sentir seguros para realizar uma compra. 

Este assunto tem sido bastante discutido, devido a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) que entrou em vigor neste ano de 2020. 

Leia mais sobre a LGPD

Nesse quesito, o Magento e o OpenCart estão sempre lançando novas atualizações para aumentar o nível de segurança dos clientes. 



OpenCart x Magento: relatórios

Para executar uma loja online rentável, você precisa saber o que está acontecendo com suas vendas, ordens e clientes em todos os momentos. 

O OpenCart oferece como um sistema de relatórios além do suporte ao Google Analytics inclui quatro seções principais: vendas, produtos, clientes e marketing.

E no Magento, seção de relatório é categorizada e organizada no painel de administração.



Conclusão

Como pudemos observar, cada plataforma tem os seus atrativos. Avalie o seu momento e onde pretende chegar. Pense a respeito dos investimentos e se vale a pena economizar agora ou se é melhor investir mais e economizar futuramente.

O melhor a fazer é estudar cada uma delas para descobrir qual se adapta melhor aos seus objetivos de negócios.

E claro, para criação do e-commerce, você precisa contratar alguém que entende do assunto e da plataforma que você vai utilizar.

A Web Thomaz é uma agência especializada em implementação de e-commerce com a plataforma OpenCart e uma parceira oficial da plataforma. Com a integração da plataforma, a Web Thomaz oferece um serviço de suporte especializado, totalmente dedicado a você.


Quer criar sua loja virtual com uma empresa especialista e com uma das melhores plataformas do mercado?

Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar o seu negócio vender no mundo digital de forma profissional. 

Orçamento via Whatsapp

Compartilhe :)

Conteúdos que você pode ter interesse

Ver mais

Falar agora pelo whatsapp