Publicado em: 11/01/2021

Gostaria de criar sua loja virtual e está em busca da plataforma de e-commerce ideal que poderá atender a todas as suas necessidades e promover suas atividades on-line?

Vamos ajudá-lo a conhecer duas plataformas com códigos abertos que oferecem boas condições para criar sites de compras online - PrestaShop ou OpenCart.



OpenCart ou PrestaShop: visão geral 

Conheça funcionalidades destas soluções open source, OpenCart vs PrestaShop, para criar sites de compras online.


PrestaShop

O PrestaShop é uma plataforma de e-commerce de código aberto que permite criar lojas virtuais de forma bastante fácil. 

De fácil instalação e com um painel de administração bastante intuitivo, o PrestaShop é uma boa escolha para web designers e developers que querem criar sites personalizados. Apresenta boas condições de customização sem ser preciso alterar o código Core.


A PrestaShop possui as seguintes vantagens:

Categorias, produtos e atributos ilimitados;

Permite comparação de produtos;

Gestão de stock e de quantidades;

Inserção de várias imagens por produto;

Vários módulos e extensões para customizar;

Templates prontos a usar e personalizáveis;

Dados para análise e relatórios;

Configurações de envio;

Diversas soluções de pagamentos;

Área para clientes;

Configuração de cupões de desconto;

Otimização para SEO.


A PrestaShop também apresenta algumas desvantagens que precisam ser conhecidas. As principais são as seguintes:

O tempo de aprendizado para a construção de módulos é um pouco maior, distorcendo a experiência do conceito de fácil de construção dos sites;

O número de módulos gratuitos é limitado;

O painel de gestão é mais complexo e menos intuitivo na hora de gerenciar o site;

Para incorporar um blog ao seu e-commerce, é necessário utilizar um módulo pago.



OpenCart 

O OpenCart é uma das melhores escolhas, pois ele tem um baixo investimento se comparado as demais plataformas citadas aqui. Além também de conter diversas facilidades para a configuração e ser extremamente recomendado.

O OpenCart é também uma solução com código aberto, funcionando como um sistema de carrinho de compras construído com base no código PHP, o que significa que tem um código-base que é acessível. 


Vantagens que a plataforma OpenCart oferece:

Categorias, produtos e fabricantes ilimitados;

Vários módulos e extensões para customizar;

Templates prontos a usar e personalizáveis;

Vários sistemas padrão de pagamentos;

Vários módulos de envio;

Ordenação por catálogos;

Multilíngue;

Classificação e avaliação de produtos;

Redimensionamento automático do tamanho de imagens;

Sistema de cupões de desconto;

Ferramentas de backup e de restauro;

Relatórios de vendas;

Otimização para SEO.




OpenCart vs PrestaShop: loja personalizável

Personalizar sua loja virtual segundo seu desejo pode rapidamente se tornar algo mais complicado que o esperado e representar um obstáculo se você não estiver acostumado a dominar a parte técnica adequada.

O PrestaShop oferece uma amplitude de características de personalização do site criado na plataforma. A plataforma possui várias opções de layouts e personalização de detalhes do site que a ferramenta propõe.

O OpenCart também disponibiliza diversas ferramentas para criar e personalizar sua loja virtual da forma que quiser. Existem várias opções de temas, módulos de pagamento, idiomas e recursos que você precisar.



OpenCart vs PrestaShop: customização

O PrestaShop disponibiliza vários módulos gratuitos, mas o OpenCart oferece bem mais módulos, sem que seja preciso pagar por eles. De resto, os módulos pagos do OpenCart são mais acessíveis do que os do PrestaShop. É neste campo que as duas plataformas de vendas online mais divergem.

Na plataforma PestaShop o tempo para a construção de módulos é um pouco maior, o código-base é um pouco mais complicado, tornando mais difícil a personalização da sua loja virtual. Mas mesmo assim permite criar sites de compras online profissionais, com bons níveis de customização e ferramentas de marketing para impulsionar as vendas.



OpenCart vs PrestaShop: SEO 

Sites adaptados para SEO são uma busca constante de quem cuida de páginas, e tanto o PrestaShop quando o OpenCart, podem ajudar nesse sentido.

Mas se pretende adicionar um blog ao seu e-commerce para promover os seus produtos e ganhar mais visibilidade nas pesquisas do Google, este dado pode ser particularmente relevante. O OpenCart oferece alguns módulos gratuitos para incorporar um blog no site de vendas online, já no caso do PrestaShop é preciso comprá-los.



OpenCart vs PrestaShop: painel de controle 

O painel de controle do PrestaShop é mais complexo e menos intuitivo na hora de gerenciar o site, diferente da plataforma OpenCart, que tem um painel de administração mais intuitivo e mais fácil de usar, sendo uma boa solução para quem está a começar no mundo das vendas online. É uma plataforma especialmente indicada para lojas de dimensão média, não sendo tão adequada para grandes projetos que exijam altos níveis de customização.



OpenCart vs PrestaShop: custos 

Soluções de ponta e ainda gratuitas, sem dúvidas vale a pena dar uma chance ao PrestaShop e ao OpenCart, e aproveitar todas vantagens sem custo algum.

Porém o PrestaShop tem módulos disponíveis a preços bastante altos – tornando possível criar lojas profissionais sem um grande investimento técnico, porém a um custo mais alto.



OpenCart vs PrestaShop: responsivo

O PrestaShop inclui 600 recursos gratuitos com modelo padrão responsivo móvel e personalizável.

O OpenCart também é responsivo por padrão, isso significa que seu site ficará incrível, em todos os dispositivos (celular, tablet, desktop ou uma tela grande). 



OpenCart vs PrestaShop: suporte

Uma boa plataforma deve contar com um suporte especializado para sanar todas as dúvidas.

Na plataforma PrestaShop não há um serviço de suporte integral para problemas cotidianos da plataforma, o que precisa ser considerando antes do uso. O suporte é realizado através da comunidade. 

O OpenCart oferece suporte a vários idiomas. O Opencart Brasil tem suporte disponível no fórum do opencartbrasil. E empresas parceiras e especializas na plataforma, como a Web Thomaz, oferecem suporte qualificado para os clientes.



Conclusão 

Não existe fórmula mágica para a escolha de uma plataforma de e-commerce. A principal pergunta que deve ser respondida é: com qual delas você poderá criar um e-commerce que melhor atenda aos seus objetivos de negócio?

O OpenCart será a melhor escolha para quem se está a iniciar no mundo dos sites de compras online, sem ter grande capacidade de investimento. Já o PrestaShop será a melhor solução para quem pode fazer um investimento um pouco maior e para quem tem developers com algum conhecimento de código.

A Web Thomaz recomenda sempre a plataforma OpenCart, ela é hoje uma das melhores plataforma de e-commerce para criação de loja virtual, o que pode suprir todas as suas exigências, tornando seu negócio, um negócio profissional no mundo online.


A Web Thomaz é uma das 3 agências parceira do OpenCart Brasil, especialista no assunto, com mais de 1000 projetos, pode ajudar você e seu negócio a se tornarem grandes potências no mundo digital. 

Com seu diferencial, a Web Thomaz oferece um serviço de suporte especializado, totalmente dedicado a você. 


Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e faça a sua empresa a próxima empresa de sucesso no meio digital!

Orçamento via Whatsapp

Compartilhe :)

Conteúdos que você pode ter interesse

Ver mais
Falar agora