Mais da metade das empresas de varejo precisam se adequar à LGPD

Entrado em vigor desde setembro deste ano, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como objetivo principal garantir maior segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais. 

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) desenvolveu o índice LDPG ABES, que permitiu o diagnóstico de empresas em relação à sua adequação à nova lei. 

Mais de 2.050 empresas de diversos segmentos responderam o questionário, apenas 35,53% dos negócios em varejo estão em conformidade com as exigências legais. 

No cenário geral, apenas 39,45% dos requisitos da LGPD são atendidos. Estar em acordo com a lei é um desafio de todos os segmentos e áreas de uma empresa, como recursos humanos, vendas, marketing, financeiro, administrativo, e principalmente o jurídico e TI. 


“É fato que vivemos em um momento de transformação digital expressivo e no ecossistema do varejo não é diferente, ainda mais com o isolamento social que obrigou a sociedade consumir pela internet. Atualmente parece não haver saída para o mercado on-line quanto a absorver alguns dados pessoais sensíveis para realizar as transações, mas é importante criar soluções para que a adequação à lei seja completa”, afirma Rodolfo Fücher, presidente da ABES.


O índice da ABES também revela que o mercado varejista está distante da conformidade da LGPD e os dados sensíveis, já que, mesmo antes de a compra ser finalizada, 62% realizam a coleta de dados sigilosos e 31% já sofreram incidente de violação nos últimos dois anos. 


E sua empresa, está adequada com a LGPD?

Ao deparar com dados tão preocupantes, a Web Thomaz pode te ajudar! Temos como objetivo alertar e oferecer ferramentas com o propósito de ajudas as empresas em sua adequação no meio online para as conformidades da LGPD. 


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