Gatilhos Mentais no marketing digital

Se você trabalha com marketing digital, sabe que há uma grande quantidade de métodos e técnicas para gerar novos leads.

Uma dessas técnicas é chamada de gatilho mental.

Os gatilhos mentais são gerados pelo inconsciente através de sentimentos, todas as vezes que vemos alguma coisa geramos uma emoção e essa emoção dispara um gatilho de forma automática. 

O marketing digital utiliza, normalmente, estímulos visuais e auditivos para incentivar um desejo de compra imediata do serviço ou produto ofertado.




Existem inúmeros gatilhos mentais criados para serem utilizados no marketing digital e a escolha do que você utilizará, depende diretamente do seu público e do seu objetivo.

Alguns exemplos de gatilhos mentais:


Autoridade

A autoridade não é dada por quem está oferecendo o serviço ou produto, mais sim pelos clientes, seguidores ou qualquer outro admirador, que identifica o conhecimento que aquela pessoa tem. 

Por isso, você deve posicionar o seu produto ou serviço como líder de mercado.


Escassez 

O nosso inconsciente dispara um gatilho mental automático quando escuta ou lê: últimas unidades, apenas 10 unidades, entre outras expressões que ligam o produto a uma falta no mercado.

Ao vermos que existe uma oferta limitada, temos o sentimento de uma oportunidade única e que não podemos perder, gerando um sentimento de frustração.


Curiosidade

O marketing pode explorar isso como um poderoso incentivo para a ação.

O ser humano é curioso por natureza, quando você lê ou escuta alguma frase como: “Veja até o final que vou te revelar um segredo”. 

Isso desperta a sua curiosidade. 


Garantia 

Muitas pessoas ainda tem receio de comprar pela Internet, por exemplo, uma forma de quebrar essa objeção é falando da garantia do produto, deixando bem claro a devolução dentro de alguns dias. 



Esses são alguns gatilhos mentais que você pode usar em suas estratégias de marketing e vendas. 

Lembre-se, gatilhos mentais são ótimas estratégias para otimizar os resultados de suas campanhas de marketing.


Encontre os gatilhos mentais que melhor se adaptam à realidade do seu negócio, que mais combinam com suas personas, hábitos e interesses.