Facebook tira a limitação de 20% de texto em anúncios

Você já ouviu falar da regra dos 20% de texto no Facebook Ads? Você com certeza sofria com essa limitação, não é? Agora, não precisa mais se preocupar, a plataforma removeu a regra



Na última semana o Facebook anunciou que a regra dos 20% foi removida da plataforma, o que gera maior liberdade para o anunciante e provavelmente vai resultar em anúncios um pouco mais provocante do ponto comercial, que podem trazer maiores e melhores resultados.


A regra falava sobre o texto contido nas imagens dos anúncios, onde o Facebook prezava que imagens com menos de 20% de texto apresentam um desempenho mais satisfatório. 

A estratégia do Facebook era camuflar os anúncios entre o conteúdo já normalmente exibido no feed, mirando em imagens claras, com alta qualidade e pouco ou nenhum texto. O Facebook sempre pensando na experiência do usuário.

Com o passar do tempo, a plataforma evoluiu e a experiência de consumo das informações do feed melhorou muito, o que na prática fez com que a limitação dos 20% não tivesse mais nenhuma utilidade.

Com a saída da regra dos 20% de texto no Facebook, basicamente, os anunciantes terão um pouco mais de liberdade nos criativos, podendo fazer chamadas maiores, mais extensas e mais fortes.

O criativo é um dos principais fatores na hora de captação de leads, essa mudança, pode trazer criativos mais chamativos, que possivelmente vai resultar em taxas maiores de cliques e impactar positivamente todas as outras métricas do funil de vendas.


Mas na prática, ainda é preciso ter atenção, já que o excesso de texto pode ser tão prejudicial quanto a falta dele. 

Mas a preferência é que as imagens dos anúncios continuem com pouco texto para tornar a experiência dos usuários mais agradável e por isso quanto mais texto no anúncio, menor será o seu alcance e maior o seu custo. É basicamente dessa forma que irá funcionar.



Ainda não tem como saber os reais impactos da mudança na plataforma, se com a possibilidade de colocar mais textos realmente irá trazer maiores resultados e impactar positivamente as vendas.

Vale a pena fazer as contas para verificar ser realmente a diminuição na entrega e o aumento no custo compensam esse texto a mais.


A Web Thomaz está preparada para lidar com essa possibilidade que temos em mãos.