Publicado em: 25/06/2020

Muitas pessoas se deparam com os marketplaces e as lojas virtuais, dois canais que contém o mesmo objetivo que é vender online, porém existem grandes diferenças. 

Trouxemos na matéria de hoje informações relevantes para você entender a diferença entre os marketplaces e as lojas virtuais, descobrindo também as vantagens de cada um.


MARKETPLACE x LOJA VIRTUAL 

Em resumo, a loja virtual é um modelo de negócio digital de apenas uma única marca, enquanto o marketplace é semelhante a um shopping center, em que várias lojas estão reunidas para comercializar em um só local

Em uma loja virtual, você consegue mais profissionalismo, tendo uma estrutura própria para seu negócio. Aqui, há um controle total dos códigos, hospedagens, das melhorias e integrações. Sem contar que a personalização é por sua conta. 

O marketplace é uma excelente ferramenta para iniciar as vendas. Toda infraestrutura vem pronta, é só começar a vender, que no caso, é bem fácil: basta fazer um cadastro, anunciar os seus produtos e aguardar os clientes começarem a comprar. 

Porém, no marketplace existe um alta competividade, que pode fazer com que sua marca perca um pouco de visibilidade. 



Confira as vantagens da Loja Virtual e do Marketplace

Vantagens da Loja Virtual 

Maior alcance da sua marca 

A loja virtual permite aumentar o alcance da sua marca, isso porque é possível trabalhar apenas com a imagem exclusiva da sua marca, investir em SEO e outra técnicas de marketing, sem tem que dividir com outros lojistas. 


Personalização da sua loja 

Em uma loja virtual, é possível você criar um layout personalizado para seu público-alvo – algo que não é possível dentro do marketplace. 


Maior margem de lucro

Os lucros comparados a um marketplace são maiores, por questão da loja virtual não ter intermediadores.


Vantagens do Marketplace 

Visibilidade 

A visibilidade de um marketplace é bem maior que à de uma loja virtual. Isso porque, os marketplace investem em divulgação e apresentam um catálogo maior de produtos.

Uma marketplace pode ter milhões de acessos por mês. O que para uma loja virtual é muito difícil, pois precisa de tempo para amadurecer e consolidar a marca. 


Baixo investimento 

Você não paga nada por estar dentro do marketplace, questões de segurança, tecnologia e entre outro fatores que devem ser pagos em uma loja virtual 


Aumento de vendas

O marketplace oferece uma grande oportunidade do aumento de vendas do seu negócio. As chances de alcançar clientes interessados em seu produto é muito maior. 




Confira algumas desvantagens destes dois modos de vendas online. 

Desvantagens do Marketplace

Taxas 

As taxas do marketplace podem chegar a 20% sobre o valor do produtos, o que pode ser considerado um valor alta dependendo do produto em que você vai vender. 

Lembre-se que existe outras taxas caso você queira aparecer nos primeiros lugares de busca e ou colocar frete grátis, isso pode impulsionar suas vendas, mas pode reduzir sua margem de lucro.


Perda de personalidade

Mesmo que o marketplace identifique sua loja na hora da venda, o consumidor está comprando o produto pelo marketplace. 

No marketplace você não consegue trabalhar com a personalidade da sua marca. 


Concorrência 

No marketplace são muitas marcas oferecendo o mesmo produto, isso acaba limitando estratégias de diferenciação, pois o que você vende o seu vizinho também oferece.

Sem contar a concorrência pelos baixos preços. 


Desvantagens da Loja Virtual 

Investimento em Marketing 

Na loja virtual, é preciso de um empurrãozinho para que clientes cheguem até você – diferente do marketplace, onde os clientes apenas surgem . 

Esse empurrãozinho são as campanhas de marketing digital. 


Planejamento 

Na loja virtual é necessário um planejamento de estratégias: qual caminho seguir, analisar o mix de produtos, preparar a empresas para crises externas e entre outros fatores. 

É ter como objetivo levar a empresa de seu estado presente até o lugar em que você gostaria que ela esteja no futuro, sempre procurando evoluir. 

*Atualizações constantes. 



E aí, marketplace ou loja virtual? Ou porque não os dois?


Trabalhe juntos

Nossa dica é que você trabalhe coma  loja virtual e os marketplaces juntos! 

Você pode aproveitar as vantagens de ambos e gerar grandes resultados! 


Ficou com alguma dúvida? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas, eles irão te ajudar! 


A Web Thomaz é especialista em criação de lojas virtual em Cascavel. 

Conte com a gente para montar o seu projeto!



Orçamento via Whatsapp