Dicas para melhorar o desempenho do seu e-commerce

Não importa se você está começando ou já é um veterano no mundo do comércio eletrônico, melhorar constantemente a performance da sua loja virtual é um passo essencial para alcançar bons resultados de vendas. 


A VOWT separou algumas dicas práticas e eficazes que vão fazer toda a diferença no desempenho da sua loja online, dando um impulso significativo nos seus resultados e proporcionar uma experiência excepcional aos seus clientes. Vamos lá!



https://www.santimed.com.br/

1. Simplifique o processo de compra


Tornar a jornada de compra mais rápida e eficaz é muito importante. Pense no seu cliente como alguém que deseja chegar ao produto desejado com o mínimo de obstáculos. Organize os itens do seu catálogo com filtros de busca inteligentes, de uma forma bem simplificada. Essa é a chave para direcionar seus clientes para exatamente o que eles procuram, em poucos cliques.


Preencher formulários longos ou navegar por várias páginas para finalizar uma compra não é nada atrativo para sua loja online. Mantenha os formulários de checkout e cadastro de uma forma simples e objetiva, sem que seja preciso seu cliente gastar muito tempo para preenchê-lo. Cada segundo que ele passa além do necessário nessas tarefas, desperta a dúvida se realmente precisa comprar o seu produto.


2. Tenha um site adaptado para dispositivos móveis


Cada vez mais, os consumidores estão optando por fazer compras por dispositivos móveis, como celulares e tablets. Portanto, ter um site que funcione perfeitamente nesses dispositivos é mais do que uma vantagem ou tendência, é uma necessidade.


A sua loja online deve ser tão eficiente e agradável de usar quanto a versão para computador. Isso significa que a satisfação do cliente deve ser consistente, independentemente do dispositivo que eles estejam usando.


Adapte o conteúdo, produtos e serviços para oferecer a melhor experiência possível em dispositivos móveis. Pense na facilidade de navegação, na clareza das informações e na rapidez das páginas carregando. Quando os clientes acessam seu site em seus celulares, eles esperam a mesma eficiência e praticidade que encontrariam em um computador.



https://www.santimed.com.br/

3. Guie seus clientes com ícones


Os ícones são verdadeiros aliados para tornar o processo de compra online mais intuitivo e agradável.


Em vez de simplesmente listar informações como número do pedido, endereço, prazo de entrega e informações de contato em texto, use ícones para representá-las. Por exemplo, um ícone de um carrinho pode indicar o número do pedido, uma casinha pode representar o endereço, um relógio pode simbolizar o prazo de entrega e um telefone pode significar as informações de contato.


Os ícones são reconhecidos instantaneamente, mesmo para aqueles que não querem ler muito. Eles simplificam a busca por informações cruciais, agilizando o processo de compra. Portanto, considere incorporar essas pequenas imagens poderosas nas páginas do seu e-commerce.


4. Otimize o tempo de carregando do site


Pense no seu site como a vitrine impressionante de uma loja. Mas, ao invés de entrar na loja imediatamente, os clientes precisam esperar do lado de fora por um longo tempo antes de poderem explorar seus produtos. Isso não parece desanimador? O mesmo acontece no online. Seu site pode ser incrível, repleto de produtos atraentes, mas, se as páginas demoram muito tempo para carregar, seus potenciais compradores podem simplesmente desistir e ir para outro site procurar o mesmo produto.


Para um carregamento rápido e suave, você precisa garantir que as imagens estejam no tamanho e formato ideais, evitando sobrecarregar as páginas, assim como manter o código do seu site organizado e limpo, que faz com que seu site não tenha programações desnecessárias. O servidor utilizado deve ser especialmente projetado para um carregamento eficiente, evitando lentidão durante o processo de compra do seu cliente.


O tempo é um recurso valioso, especialmente nas vendas online. Garantir uma experiência de carregamento rápida não apenas mantém os visitantes engajados, mas também é uma estratégia infalível para conquistar clientes satisfeitos e garantir que eles retornem para outras compras.


5. Fortaleça a confiança com informações claras da sua empresa


Nada é mais valioso do que a confiança dos clientes no mundo do e-commerce. E uma das formas mais eficazes de conquistar essa confiança é sendo transparente nas informações essenciais sobre a sua empresa.


O Procon, Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, recomenda que os compradores evitem lojas online que não disponibilizam informações básicas, como endereço e telefone de contato no site. 


A Lei do E-commerce (nº 7.962/2013) - que regula o Código de Defesa do Consumidor no mundo virtual - exige clareza nas informações sobre o vendedor. Isso significa que detalhes essenciais, como CNPJ, Razão Social, endereço da empresa, telefone, e-mail e um formulário de contato, devem ser exibidos de forma visível, seja no topo ou no rodapé do site.



https://www.santimed.com.br/

Esses detalhes são um selo de confiança. Eles mostram que você não está se escondendo e que está pronto para atender às perguntas e necessidades dos clientes sempre que for preciso.


Aprimorar seu e-commerce é mais do que uma estratégia; é um compromisso com o sucesso e satisfação dos seus clientes. Seguindo essas dicas fundamentais, você está no caminho para ter uma loja virtual mais eficiente, atraente e confiável.


Se você não sabe por onde começar, a equipe especializada da VOWT está sempre preparada para criar sua loja online de sucesso, com estratégias certas e ferramentas personalizadas.


Entre em contato conosco e saiba qual é a melhor solução em e-commerce para sua empresa.