Publicado em: 15/05/2020

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado diariamente. A plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo. No Brasil, o último número divulgado dava conta de uma base de 130 milhões de pessoas.

Saber como vender pelo WhatsApp é uma alternativa valiosa para sua empresa – ainda mais em tempos de pandemia. 

Se você não usa o aplicativo para sua empresa como forma de impulsionar suas vendas, é o momento de rever sua postura. 


Vantagens de vender pelo WhatsApp

Por exemplo, uma lista de e-mail, a taxa de abertura é de 15% em média. A vantagem do WhatsApp é que a taxa de abertura das mensagens é de praticamente 100%, ou seja, praticamente todas as pessoas abrem suas mensagens no aplicativo. 

É uma ótima oportunidade de proximidade e incentivo de venda.



Vender pelo WhatsApp

Acompanhe e aprenda como vender pelo WhatsApp!


USE O WHATSAPP BUSINESS 

O primeiro passo é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas. 

Além de adicionar a foto de perfil, você pode adicionar informações como endereço completo, horário de atendimento, o segmento comercial, além de site e e-mail para contato.

O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas, o controle a forma de comunicação ficará mais assertivas. 

O WhatsApp Business tem a possibilidade de verificar métricas. Trabalhar com dados é fundamental em qualquer canal de comunicação. 

O aplicativo fornece informações importantes como: quantidade de mensagem que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário.

Além disso, o WhatsApp Business permite que você envie mensagens automáticas e organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente. Por meio de etiquetas é possível criar grupos nomeados de “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” entre outros. 



DIVULGUE SEU CONTATO 

Antes de saber vender pelo WhatsApp você precisa conquistar algo muito valioso, os contatos! 

É fundamental criar estratégias para atrair novos consumidores para sua rede. Pode ser realizada de duas maneiras: oferecendo o seu número ou solicitando o contato do outro. 

Uma boa alternativa, é você, disponibilizar o seu número e deixar a critério do consumidor para enviar mensagem. Ou, você pedir o contato do seu cliente, mas ofereça uma recompensa. 

*Importante: não envie mensagens para aquelas pessoas que não autorizaram esse tipo de conteúdo. 



O que preciso saber para vender no WhatsApp

1. Dedique um tempo para o atendimento 

Não dar a intenção integrar para a ferramenta é um dos maiores erros das empresas. 

Um cliente que enviar uma mensagem para uma empresa pelo WhatsApp, espera uma resposta rápida

Por isso, treine uma pessoa do seu time de vendas para que ela aprenda como lidar com o público na Internet, no WhatsApp Business. 


2. Automatiza os processos

O trabalho no WhatsApp precisa ser rápido.

Você precisa criar uma lista de transmissão das mensagens. Ela te economizará tempo de digitar a mesma mensagem e enviar um a um para seus contatos. 

*Lembrando que com a lista de transmissão seus clientes receberão a mensagem individualmente, como se estivesse escrito especialmente para ele. 


3. Mensagens de ausência e mensagens de saudação 

No WhatsApp Business existe o recurso de ser enviado mensagens automáticas para os clientes, evitando que eles fiquem esperando por uma reposta. 

Você usuário pode personalizar as mensagens, criando mensagens de saudações, para dar boas-vindas e agradecer pelo contato, e ainda de ausência, para ser enviadas fora do horário comercial e fins de semana.


4. Respostas rápidas

As respostas rápidas são para agilizar a conversar com os clientes. Assim, você agiliza também o processo. 

Você pode criar mensagens prontas que podem ser acionadas no chat a partir de comando do teclado. Assim, não é preciso digitar um texto padrão que seja longo toda vez que precisar.


5. Divisão de clientes

Não adianta juntar clientes em diferentes fases de compra em uma só lista de transmissão, afinal, cada contato estará em um estágio diferente

O mesmo conteúdo não pode ser enviado para uma pessoa que acabou de conhecer seu perfil e para aquela que já está há bastante tempo se comunicando com você e sua equipe. 

Você pode organizar essas conversas usando etiquetas coloridas. Desta forma, fica mais fácil identificar os contatos mais rapidamente. Lembrando, que você pode criar etiquetas de acordo com a demanda do seu negócio.

DICA: crie um cronograma de mensagens. Deixe separado conteúdos que serão enviados para os clientes que estão no topo, meio e fundo de funil.


6. Ofereça conteúdo de qualidade 

Uma excelente alternativa para atrair e engajar a sua audiência no WhatsApp é por meio de materiais que são relevantes e valiosos

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, você pode apresentar aos seus contatos dicas do que está na moda, práticas de como guardar com cuidado, como lavar, entre outras questões.

Use áudios, vídeos, imagens e textos para criar esse material. 

Mas cuidado... erros gramaticais, fotos e vídeos sem qualidades ou alguma informação errada, pode acabar com a sua credibilidade. 

Seu engajamento irá aumentar no decorre do tempo. Se o usuário gostar do conteúdo, você ganhará mais confiança do seu cliente


7. Seja objetivo 

Nada de mandar áudio com mais de 1 minuto (no máximo 1 minuto e meio). Vá sempre direto ao ponto, o consumidor gosta de mensagens rápidas e claras

Caso a situação for mais complicada, a melhor opção é ligar para o seu cliente, uma vez que a mensagem pode trazer várias interpretações. 


8. Use a linguagem do seu público 

Dependendo do assunto e do seu mercado de atuação, use uma linguagem mais descontraída – não precisa ser formal o tempo todo

Aposte em emojis para conseguir mais aproximação com o seu consumidor. 

Mas pense no seguinte: o que você pensaria se um vendedor viesse te abordar como se fosse seu melhor amigo, usando gírias que não combinam com você e te oferecendo produtos que não são do seu interesse? 


9. Aposte na função catálogo 

O WhatsApp desde 2019, permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. 

Não fique de fora dessa ferramenta, ela te dá mais flexibilidade, principalmente se você não tem um site. 


10. Treinamento de vendas 

É essencial que sua equipe de vendas receba um treinamento de vendas para que a sua mensagem seja enviada da melhor forma possível. 

Treinamento de vendas




Agora você já sabe como começar a vender pelo WhatsApp, esse é um caminho de grande sucesso

Sempre tenha em mente que a construção de sua imagem depende de suas ações no WhatsApp. Corresponda com aquilo que propõe e invista em estratégias de marketing para conquistar o seu cliente. 

Orçamento via Whatsapp

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