Publicado em: 23/09/2020

Com o passar dos anos e com o aumento intenso da produção de conteúdo na Internet, um detalhe que ainda passa batido por muitos profissionais é em relação à estrutura do conteúdo em si. 

Um detalhe que ajuda muito na produção de conteúdos para Internet é ter uma estrutura bem pré definida. E neste artigo vamos explicar todos os itens que compõem a estrutura de um post e dar algumas dicas. 


Um texto para blog precisa dos elementos:

Título + Resumo 

Introdução 

Desenvolvimento

Fechamento 

Call-to-Action 



Vamos explicar cada um com mais detalhes:


Título + Resumo

O título é um dos principais tópicos, pois é ele que define se as pessoas irão clicar no link do seu conteúdo ou não. 

O título é um dos principais fatores de rankeamento e a palavra-chave ali utilizada possui grande valor para os buscadores. Por isso, além de ser atrativo para atrair o usuário a clicar, um título deve também ser focado nas palavras-chave que sua empresa mira, utilizando-as de forma direta e objetiva.

Veja um exemplo: 



Recomendamos é que você pense no seu título apenas depois de escrever o texto, pois com o artigo pronto, é mais fácil criar um título que esteja bem relacionado ao conteúdo.

A mesma coisa vale para o resumo. O resumo é uma forma complementar do título usando mais palavras. Recomendamos que o mantenha abaixo de 160 caracteres. O resumo é em poucas palavras do que se trata o seu post. 



Introdução 

A introdução do seu texto precisa fazer com que seu leitor se identifique com o tema que você está propondo. 

Você precisa fazer com que seu leitor permaneça em sua página. Se você não apresentar seu conteúdo de forma atrativa, todo o trabalho de desenvolvimento do conteúdo pode ser desperdiçado. 

Muitas vezes, começar o texto pode ser a parte mais difícil do precoce de produção. Mas, você pode iniciar seu artigo de blog usando: 

Estatísticas 



Uma pergunta 



Analogia 



Citação 



Desenvolvimento 

A leitura de um texto na Internet é muito diferente de uma leitura de um livro. Em seu blog os blocos de textos precisam ser curtos e com destaques, pois é preciso que os usuários consigam obter as informações facilmente, de modo (sempre) a manter o interesse em seu conteúdo. 

Dicas que você pode fazer para tornar seu conteúdo mais atrativo e gostoso de ler:

Quebre o texto em parágrafos curtos;

Use subtítulos (se possível trabalhe a palavra-chave neles); 

Use negrito, itálico, citação e outros estilos (mas cuidado para não deixar muito poluído seu texto);

Incorpore outras mídias (imagens, vídeos, áudios);

É importante colocar links para outros conteúdos (artigos, eBooks), tanto da sua empresa quanto de outras, para agregar valor ao conteúdo e também ajudar no SEO.




Fechamento 

Seu texto precisa de uma boa conclusão. Amarre bem as ideias e sugira ações a partir dos aprendizados do conteúdo. A ideia é recapitular o que foi dito e reforçar o objetivo principal do artigo. 




Call-to-Action (CTA) 

É recomendado utilizar um CTA logo abaixo do seu texto. Isso porque, ao terminar a leitura, você leva o leitor a realizar alguma ação dentro do seu site para conduzi-lo pela jornada de compra. 

Exemplox:

Caso você venda roupas femininas. Você poderá escrever sobre as tendências do verão de 2020 e ao final colocar um CTA para roupas da sua loja que seguem essas tendências. 





Agora é sua de escrever para seu blog! 

Demos dicas que poderão te ajudar nos próximos textos. 


Caso você ainda tenha dúvidas veja mais sobre nosso serviço de Marketing de Conteúdo, podemos te ajudar ainda mais. 

Ou entre em contato com um de nossos especialistas. 


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