Checklist para você criar sua loja virtual

Você decidiu abrir seu negócio online e não faz a menor ideia de quais são as primeiras decisões que precisa tomar para ver sua loja rodando? 

O checklist que montamos tem como objetivo mostrar todas as coisas que são importantes para a criação de uma loja virtual


É extremamente importante ter as estratégias bem definidas quando o assunto é loja online, o segredo é trabalho, mas de maneira inteligente. 

Não existe moleza quando se trata de ter uma loja online. Muitas vezes é necessário trabalhar noites inteiras, sábados e domingos. Mas somente um bom trabalho, dedicação e profissionalismo que será possível criar uma loja virtual de qualidade, que agrade seu público alvo e lhe renda bons resultados financeiros. 


Vamos para o Checklist!

1º Escolher o nicho 

Definir bem qual será o seu nicho de atuação é o primeiro passo para começar uma loja virtual. 

Você não precisa obrigatoriamente atuar em apenas um nicho, mas é essencial que você saiba para quem você planeja vender. 


2º Escolher o produto 

A escolha do produto ideal é um dos primeiros passos para aqueles que desejam criar um e-commerce. 

Conheça seus hobbies (afinal optar por fazer algo que goste vai te motivar mais), analise o mercado escolhido e saiba se o produto escolhido tem demanda no mercado.


3º Encontrar fornecedores de produtos 

Os fornecedores de produtos “alimentam” sua loja e são essenciais para o seu sucesso, encontrar bons fornecedores nem sempre é fácil. 

Não importa a modalidade, tradicional, crossdocking ou drop shipping. Preste muito atenção na hora de escolher seus fornecedores e sempre procure: qualidade, bons preços, confiabilidade e um bom alinhamento do fornecedor com a sua empresa. 


4º Criar uma identidade visual da marca 

Por bem ou por mal, você precisará investir no design da sua loja virtual.

Preste bastante atenção nesse processo e certifique-se de que sua loja virtual funciona bem em celulares e tablets (layout responsivo).

Se for contratar uma plataforma de e-commerce, procure saber se eles disponibilizam modelos prontos que você poderá usar para criar sua loja virtual.


5º Registrar domínio 

O domínio é seu endereço na Internet, é por ele que seus visitantes acessam sua loja.

Escolher um bom domínio é essencial e pode impactar suas vendas de diversas maneiras.

Tente escolher um domínio que seja relacionado a categoria de atuação da sua loja e que passe confiança aos visitantes, de preferência registre um domínio com a extensão .com.br.

Caso alguém já tenha registrado o domínio com nome da sua loja, você pode adicionar palavras chave ao endereço ex: (sua-loja)(nichodeatuacao).com.br => webthomazagencia.com.br 


6º Escolher a plataforma 

É preciso avaliar se a plataforma é capaz de acompanhar seu negócio e se ela oferece recursos necessários para você e sua loja.

Plataforma de e-commerce: como escolher a melhor


7º Escolher meios de pagamento 

Receber pagamentos online via cartão de crédito, boleto ou transferência bancária é mais fácil do que muita gente imagina, basta utilizar um intermediador ou gateway de pagamentos. 


8º Escolher forma de envio 

Seu frete pode ser o mocinho ou o vilão de suas vendas, e você é o responsável por decidir esse papel, não deixe de vender por causa do frete.

Ofereça as melhores opções de frete em sua loja virtual. 


9º Criar os perfis nas redes sociais 

Criar perfis nas redes sociais também deve ser encarado como prioridade, afinal, é necessário divulgar os conteúdos e ofertas para o público-alvo.


10º Fazer fotos que vendem 

As fotos dentro de uma loja virtual têm o poder de comunicação. É de suma importância que você tenha as melhores fotos possíveis em sua loja virtual. 


11º Fazer descrição detalhada dos produtos 

É por meio da descrição do produto que o seu cliente em potencial vai conhecer o que você oferece de verdade. Um bom texto, além de apresentar o seu produto, deve gerar confiança e provocar o desejo de compra.


Por último, porém muito importante. 

12º Ter um bom atendimento ao cliente

Prestar um bom atendimento antes e depois da compra é uma excelente maneira de fidelizar seus clientes

A partir do momento que sua loja começa a ter um bom volume de vendas, vale a pena investir em um bom sistema de atendimento ao cliente.

Um bom sistema te ajudará a manter uma boa relação com seus clientes, seja por e-mail, chat ou nas redes sociais.



Agora é só você colocar em ação! 

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