A história do e-commerce no Brasil

Fazendo cada vez mais parte do nosso cotidiano, a compra e venda de produtos e serviços de forma online não começou a história somente agora. Foi nos Estados Unidos, lá em meados de 1960, que aconteceram as primeiras transações eletrônicas em uma modalidade onde permitia que a empresa acompanhasse seu pedido de compra, pagamento e entrega com o fornecedor. E sim, isso e somente era tudo que acontecia.




O e-commerce no Brasil 


Apesar de o Brasil ser atualmente o maior mercado de e-commerce da América Latina, a internet foi liberada para fins comerciais somente em 1995, pelo Ministério das Comunicações. Antes disso, foi o Magazine Luiza, o queridinho ‘Magalu’, que criou um negócio eletrônico que funcionava como um terminal que não precisava de conexão com a internet para suas funcionalidades. 


Depois disso, a história do e-commerce no Brasil foi criando capítulos e novos personagens até chegarmos nos dias de hoje, onde a internet é uma das ferramentas que mais utilizamos em nossos compromissos e vida cotidiana, como realizar a compra da semana no site do mercado e receber em casa, ou então comparar modelos de celular que você tem interesse em comprar em vários canais diferentes. 




Se lá no começo os consumidores já podiam tirar grande proveito das vantagens da compra online, imagina só agora, onde tudo é aperfeiçoado a todo instante para acompanhar as novidades da tecnologia e oferecer a melhor experiência possível ao cliente. Afinal, ninguém quer ficar pra trás, não é mesmo? 


Um dos pioneiros do comércio online no Brasil também foi a Booknet, que criou uma plataforma de venda de livros, prometendo entrega em até 72h somente, isso lá em 1995. Promessa arriscada ou certeira, um tempo depois a loja foi comprada e se tornou a renomada Submarino, que conta com várias outras empresas como a Lojas Americanas e Shoptime.

 

Acompanhando essas marcas, também entraram na onda do e-commerce bem cedo: Ponto Frio, Livraria Cultura, Netshoes e Gol Linhas Aéreas. Ou seja, o interesse de diferentes segmentos fez com que diversos tipos de produtos e serviços fossem vendidos de forma online, desde eletrodomésticos e móveis até passagens aéreas! 




Mas o comércio online encontrou vários desafios pelo caminho. Aquele medinho de realizar os pagamentos de forma online foi uma das principais dificuldades encontradas pelos consumidores naquela época. Hoje, existem muitas formas de certificação nos sites para que o cliente possa realizar uma compra segura, além da variedade de formas de pagamento oferecidas.


E falando em compra segura, você sabe o que é um getaway de pagamento? 


Essa interface é o que permite que as lojas online aceitem pagamentos também online de seus clientes. É como estar em um site, colocar o que você quiser no carrinho e após isso ir para o “caixa”, selecionando sua forma de pagamento e finalizando sua compra. É nessa parte final que o getaway de pagamento entra em ação.


Existem vários getaways que fizeram parte desde o começo da história do e-commerce, como o PayPal, inicialmente conhecido como “Confinity”, o Authorize.Net, que permitia a compra sem ter a necessidade de ter uma conta bancária, e também o CyberCash, que foi fundada em 1994.



 

Sabemos que a internet está se atualizando a todo instante e quem começa hoje, pode fazer parte da história do e-commerce de amanhã. Você deseja transformar a história da sua empresa na internet? Entre em contato com o time VOWT, que está preparado para te ajudar nessa missão!