10 DICAS PARA ESCREVER AS MELHORES DESCRIÇÕES DOS SEUS PRODUTOS

Você criou seu e-commerce, fez todas as configurações no site, cadastrou produtos, elaborou as ofertas e as estratégias e deixou o site 100% rodando, agora só esperar e vender, certo? Errado! Ainda existem muitos pontos que você deve ficar atento antes de realizar alguma venda (e que inclusive vão te ajudar para que essa venda aconteça de forma mais rápida e recorrente).


Um dos pontos mais importantes (e que muitos donos de e-commerce esquecem ou simplesmente não dão a devida atenção), é a produção das descrições dos seus produtos, afinal muitas vezes são elas que dão aquele empurrãozinho final para você fazer uma venda. Ainda não sabe o que escrever na descrição para os seus produtos? Então prepara o Ctrl + C e confira 10 dicas que vão te ajudar com isso.


  1. Escreva para a sua persona




Escrever com foco na sua persona é o primeiro passo para escrever boas descrições de produto, mantendo sempre a linguagem adequada ao seu público.


  1. Mostre os benefícios e recursos do produto




Essa é bem óbvia né. Você precisa convencer o seu público do porque ele deve comprar o seu produto. Quais os benefícios que ele terá comprando de você?


  1. Informe a matéria-prima




Outro ponto muito importante, até mesmo para evitar problemas futuros, é informar a matéria-prima usada na fabricação. Já imaginou se um cliente compra seu produto e é alérgico a algum material que não está especificado?


  1. Descreva as medidas




Assim como a dica nº3, descrever as medidas e diferentes tamanhos do seu produto é essencial para uma boa comunicação entre empresa e cliente. Assim, ambos saem satisfeitos ao final da venda.


  1. Prefira as palavras-chave de cauda longa




Palavras de cauda longa, mais conhecidas como long tail, são mais específicas e menos comuns, tornando-as adequadas para o e-commerce de nicho.


Consiste basicamente em ser bem específico: se você vende camisetas de futebol, não coloque apenas “Camiseta de futebol” na descrição, mas pense em como a pessoa vai buscar. Por exemplo: “Camisa Flamengo Reserva 2022”. 


  1. Escreva um título atrativo




O título do produto precisa chamar a atenção e ao mesmo tempo ser simples e objetivo, já que funciona como uma vitrine para o seu comprador (depois da imagem, é claro).


  1. Use recursos visuais




Imagens e mais imagens. Utilizar fotos para apresentar o seu produto ou qualquer outro recurso visual (como esboços em arte, exemplos de aplicações do produto no dia a dia) certamente irá fazer grande diferença na hora que alguém for comprar de você. Um bom exemplo são os efeitos utilizados pela Apple ao fundo da apresentação de um produto, como a imagem acima. De uma forma ou de outra, isso se torna uma característica da marca.


  1. Aplique SEO nas imagens




Mas como assim SEO na imagem? No arquivo da imagem, você pode salvar o nome dele de acordo com o que ele representa, por exemplo: em vez de nomear sua imagem como “IMG1234.JPG”, busque colocar “camisa_flamengo_reserva_2022.jpg”. Além disso, você pode alterar o atributo ALT diretamente pelo código do site na página do produto. Nela você pode "dizer" ao Google o que tem naquela imagem, o que facilita sua leitura.


  1. Estimule a experiência sensorial na descrição




Estimular a experiência sensorial do cliente na sua descrição é um outro ponto que se for usado corretamente, com certeza pode te gerar algumas vendas a mais, afinal a compra muitas vezes está associada à emoção e aos sentidos.


  1. Use avaliações de outros compradores




Por fim, mas não menos importante, é uma regra sem exceção você colocar os depoimentos e avaliações de outros compradores para aqueles produtos. Quanto mais positivas forem as avaliações, maior a chance de outras pessoas também comprarem de você.


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